Como descobrir vírus e ameaças no seu celular? Veja como se prevenir

O uso da internet, com acesso a sites desconhecidos e aplicativos, pode ser um risco ao sistema do seu aparelho.

Justamente por isso é necessário tomar alguns cuidados e saber como identificar a presença de um programa malicioso em seu smartphone.

Sendo assim, para te ajudar a entender como descobrir vírus e ameaças no seu celular Android, separamos algumas dicas neste artigo.

Nele você vai conferir quais são os sinais de uma possível infecção maliciosa, além de forma de se prevenir e remover ameaças. Confira!

O que acontece com um Android com vírus?

android com vírus

Em resumo, quando um celular Android está com vírus alguns sinais começam a aparecer.

Ou seja, é comum que o aparelho apresente características que irão lhe ajudar a saber se seu smartphone está infectado.

Smartphone está mais lento que o normal

Primeiramente, o sinal mais comum de que um celular está infectado com algum vírus é a velocidade dele.

Isto é, se o seu smartphone estiver mais lento que o normal, aparentando um agravamento repetido na lentidão, é bem provável que esteja sendo afetado por algum vírus.

Além disso, é importante entender que diversos programas podem causar impactos ainda mais significativos com o tempo.

lentidão em android com vírus

Alterações repentinas

Não apenas em configurações básicas, como também em aplicativos, alterações repentinas podem ser mais um sinal de infecção.

Logo, se o seu aparelho apresentar algumas alterações que você tem certeza que não fez, como brilho de tela, perfil de fonte ou sons de alerta e mensagens, o ideal é ficar atento e procura solucionar o problema o mais rápido possível.

Da mesma forma, busque desinstalar aplicativos que estejam sendo alterados ou mesmo que você não tenha baixado.

Esgotamento da bateria mais rápido que o normal

sintomas vírus em android

Apesar de ser uma característica que com o tempo torna-se mais comum, o esgotamento da bateria pode ser outro sinal.

Se o seu aparelho começar a descarregar mais rápido do que normalmente costuma, é bom ficar alerta.

Outras formas de como descobrir vírus e ameaças no celular Android incluem o consumo de dados elevado e o excesso de anúncios estranhos.

Porém, se você ainda tiver dúvidas se o seu aparelho está ou não com vírus ou alguma outra ameaça, ainda é possível utilizar um antivírus.

Usando antivírus para descobrir vírus e ameaças no Android

Em resumo, os antivírus são ideais não apenas para descobrir vírus e ameaças no seu celular, como também eliminá-las.

Ou seja, mesmo que um programa já tenha infectado seu aparelho, esse tipo de aplicativo é capaz de identificar e eliminar a ameaça.

Com isso, além de garantir que qualquer programa mal-intencionado seja identificado, ele ainda pode removê-lo imediatamente.

Além disso, ao manter um antivírus instalado em seu smartphone, você garante que qualquer outra ameaça seja identificada logo ao tentar afetar seu aparelho.

Procure sempre dar preferências aos antivírus mais bem avaliados, e que garantam maior eficiência na hora de te alertar sobre qualquer outra ameaça.

Para manter seu smartphone livre de qualquer problema, você também pode adotar algumas medidas para evitar a presença de malwares.

Como se prevenir?

proteção android

Para garantir que seu aparelho Android não corra risco com malwares e programas maliciosos, é possível adotar algumas medidas de prevenção.

📍 Em primeiro lugar, evite sites, páginas e até mesmo propaganda das quais você desconfie ou não tenha certeza sobre a segurança.

📍 Da mesma forma, evite fazer o download de arquivos na internet ou use algum antivírus para analisa-lo antes de baixar.

📍 Além disso, é importante evitar o download de aplicativos suspeitos. Avalie os comentários de outros usuários e o histórico de quem disponibiliza o aplicativo.

📍 Outra dica de prevenção importante é não abrir e-mails e mensagens de contatos suspeitos ou que você não conheça.

📍 Em hipótese alguma clique em links ou faça download de arquivos enviados por contatos suspeitos.

📍 Por fim, procure sempre deixar um aplicativo antivírus instalado em seu celular Android para se proteger das ameaças online.

Com eles, além de se proteger de programas suspeitos, você garante que possíveis ameaças sejam facilmente detectadas e eliminadas.

Você também pode saber mais sobre como proteger seu celular Android e conferir outras dicas de uso e segurança aqui no portal.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content