Conheça as 4 principais ameaças para o seu celular Android

Com o aumento significativo da quantidade de usuários de smartphones, principalmente os com sistema operacional Android, por ser mais acessível e estar presente em uma variedade maior de modelos, devemos nos preocupar com questões de segurança.

Atualmente, quase todas as atividades online que alguém precisa exercer, seja de consulta de aplicativos, organização de tarefas e até sistemas financeiros de bancos pessoais, podem ser realizadas pelo celular.

uso de celular

Isso faz com que informações preciosas estejam armazenadas no smartphone, como senhas, contatos, endereços, etc., o que preocupa ainda mais e faz dos celulares um alvo comum para hackers e ladrões digitais.

Se você é um usuário que utiliza o celular para ligações e mensagens, não se preocupe tanto, mas se você já é mais um heavy user, com diversos aplicativos e uma vida de informações importantes dentro da memória do seu dispositivo, presta atenção nessas dicas e cuidados com ameaças no seu Android.

Perigos e ameaças para celular Android

Não são apenas os hackers e pessoas com más intenções que podem estar prejudicando a vida do seu smartphone, muitos dos perigos que corremos diariamente são muito mais simples e fáceis de cuidar.

Apesar disso os grande vilões, como vírus, roubo de informações e até utilização do dispositivo remotamente por pessoas indesejadas, são reais e podem estar esperando uma oportunidade para fazer o que bem entenderem com celulares desprotegidos.

📍 Tire suas dúvidas sobre os vírus de celular Android aqui!

Redes Wi-Fi sem proteção

Redes Wi-Fi sem proteção

É comum encontrarmos situações em que o uso de dados fora de casa é um gasto desnecessário, principalmente se não há plano de dados mensal.

Isso faz com que redes de Wi-Fi externas e públicas, sem nenhuma segurança de senha ou criptografia, encontradas em shoppings ou praças, sejam opções tentadoras.

Apesar disso é necessário um cuidado especial com essas redes pois, por serem acessíveis a todos, podem também ser o local de pessoas com péssimas intenções que tentarão acessar o sistema de seu celular.

Com o acesso nas mãos de alguém que entende de roubo de informação, fica fácil conseguir endereços, nomes, telefones, senhas, contas bancárias e até conversas por áudio.

O que se recomenda aqui é que o usuário que for se conectar em alguma rede sem segurança, preferencialmente não utilize aplicativos de bancos ou acessar informações valiosas e evite acessar qualquer coisa que possa ser retirada do celular.

Falsificação de redes móveis

Falsificação de redes móveis

Muito parecido com o que acontece com as redes de Wi-Fi públicas, uma falsificação de rede é autoexplicativa.

Significa que alguém, um hacker ou expert em computação, criou uma rede falsa para que pessoas se conectem gratuitamente, tornando seus dados acessíveis ao ladrão.

Normalmente, essas redes são criadas em ambientes públicos e populosos, para que o hacker tenha o maior número de acessos possível, roubando assim, mais informações.

Mesmo as redes que exigem login e senha devem ser evitadas, em ambiente público.

É através de login e senha, principalmente quando envolvem e-mail, que os hackers conseguem as informações que precisam.

Isso se deve ao fato de que, em grande maioria, as pessoas utilizam a mesma senha e e-mail para diversas aplicações diferentes.

Vazamento de dados por aplicativos

aplicativos celular android

Não são poucos os aplicativos que pedem para acessar e modificar configurações do celular ou mesmo fotos, arquivos, contas e o pior, câmeras.

Mas não se engane, essa permissões são algo necessário justamente pela segurança do usuário.

O problema aqui está na falta de atenção das pessoas hoje em dia, que em geral aceitam tais termos de uso, com acesso de conteúdo e funções desnecessárias mas que passam facilmente graças ao desconhecimento ou falta de atenção do próprio usuário.

No entanto, com atenção e cuidado, em muitas ocasiões é preciso dar essas permissões para que o aplicativo sequer funcione.

Aqui o mais recomendado é ter certeza de que o aplicativo que está baixando é um aplicativo oficial e garantido por uma empresa, pelos desenvolvedores, ou por uma pesquisa na internet mesmo. 

Phishing attacks

Phishing attacks

Phishing attacks significa “ataque de phishing”, que seria um termo remetendo ao ato de pescar informações ou pescar usuários.

Isso porque o phishing normalmente prediz um ataque às informações do usuário a partir de e-mails mentirosos ou de promoções fantasiosas, histórias inacreditáveis ou pedidos de ajuda humanitária ou solidária.

Os hacker conseguem a informação que precisam assim que uma interação com o e-mail acontece, se ele for aberto ou respondido, no caso.

Isso significa que normalmente os usuários de smartphones são os que mais caem nesse tipo de tática, pois nos celulares é muito mais rápido entrar na caixa de entrada do e-mail e há muito menos informação facilitada para checar a veracidade ou confiabilidade do e-mail.

A dica aqui é nunca abrir ou clicar em links que você não conheça, que sejam de e-mail estranhos ou sem garantia de segurança.

Confira sempre o endereço do qual a informação foi enviada.

Para sua proteção, tenha um antivírus em seu dispositivo e mantenha-o atualizado!

Outras dicas de uso e segurança de seu Android estão disponíveis em nosso portal.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content